Importância de fidelizar pacientes

As empresas da área de Saúde, assim como qualquer outra do mercado, precisam sobreviver. Da mesma forma que é necessário conquistar novos pacientes, você precisar estar de olho na fidelização daqueles que já utilizam sua clínica/consultório. Afinal, é a lealdade dos pacientes que garante a saúde financeira e equilibra as contas no fim do mês, certo?

Além disso, esta fidelização é importante para a imagem da empresa, uma vez que seus pacientes poderão recomendá-la pelo atendimento de qualidade que oferece. A famosa indicação do seu nome e de seu estabelecimento continua sendo uma excelente propaganda. E o que é melhor: é feita no tradicional estilo boca a boca, de forma gratuita!

Atendimento humanizado

A fim de que o paciente se sinta protegido e estimulado a retornar ao seu consultório/clínica, é preciso envolvê-lo com um atendimento personalizado, em que prevaleça o sentido humano. E isto implica em oferecer-lhe o acolhimento necessário.

Portanto, tenha sempre em mente que um atendimento de qualidade começa na recepção pessoal e nas primeiras conversas telefônicas.

A educação e a cordialidade devem ser marcas registradas do atendimento. Por isso, é necessário ter calma e paciência, com empenho para que o paciente se sinta acolhido plenamente. A secretária deve ser proativa durante todo o procedimento, demonstrando preocupação e revelando disposição através de uma conversa clara e objetiva.

Relação médico-paciente

O relacionamento médico paciente ganhou uma dimensão ainda maior durante a pandemia do Coranavírus. Mais do que nunca, você precisa demonstrar que está ao lado do seu paciente, colocando todo seu conhecimento científico e sua dedicação em benefício do restabelecimento da saúde dele.

Com toda a certeza, ele reconhecerá seu envolvimento e se sentirá estimulado para aderir ao tratamento, colaborando para que sua recuperação seja mais rápida.

Facilite a comunicação para fidelizar pacientes

Utilizar os recursos tecnológicos é uma excelente maneira de driblar as dificuldades com linhas telefônicas constantemente ocupadas. Dessa maneira, você pode utilizar canais como e-mail e WhatsApp, a fim de facilitar o contato para agendar e confirmar atendimentos e retornos.

E, ter um blog, sempre atualizado e fácil de encontrar, é um diferencial que pode ajudá-lo a atrair e fidelizar paciente.

Uma boa estratégia que você também pode adotar é cadastrar sua clínica/consultório no google meu negócio. Assim, garante que seu estabelecimento aparecerá sempre que algum paciente estiver procurando por médicos de sua especialidade em sua região.

Pós-atendimento

Não, a sua relação com os pacientes não acaba quando a consulta termina. Pelo contrário! A partir desse momento é que você precisa se dedicar a abrir canais de comunicação, com o intuito de estreitar não apenas a relação médico-paciente, como também colocar em prática estratégia de pós atendimento.

Deixe claro para o paciente que você se preocupa com ele. Assim, é importante enviar WhatsAPP ou e-mail para a marcação de retorno, cancelamento e remarcação de consultas. Além disso, você poderá enviar materiais informativos relativos aos cuidados com a saúde.

Com o intuito de estimular uma aproximação, você poderá também, só para ilustrar, enviar mensagens em datas especiais, como aniversário e Natal.

Resumo

Fidelizar pacientes é essencial para a manutenção financeira de sua clínica/consultório. Portanto, você precisa estar sempre atento ao funcionamento diário do trabalho, reservando especial atenção para a forma de tratamento de todos os funcionários para com os frequentadores do estabelecimento.

De tempos em tempos, realize uma pesquisa de satisfação com eles, a fim de que possa promover melhorias que fortaleçam o relacionamento. Sempre mantendo, como pilares, a educação, o respeito e a consciência de que mais do que um número, cada paciente é importante e você se preocupa com ele.