Motivos para migrar da planilha de controle de pacientes Excel para Software

Há algum tempo, quando falávamos sobre gestão de consultórios e clínicas médicas, a planilha de controle de pacientes Excel era uma das ferramentas primordiais.

Com um formato simples, de fácil acesso e intuitivo, as planilhas de Excel eram suficientes para quem buscava uma mínima organização da lista de pacientes, bem como dos agendamentos de consultas e demais informações.

Porém, apesar de ainda ser bastante utilizada nos dias de hoje, devemos dizer que já existem ferramentas muito mais modernas, ágeis e que facilitam a gestão do consultório.

Neste sentido, os softwares médicos surgem como uma opção certeira para você que deseja otimizar a gestão dos seus pacientes.

Quer bons motivos para migrar da planilha de controle de pacientes Excel para o software?

Acompanhe essas 3 dicas de uso.

1. Facilidade no uso

Sabemos que um dos motivos pelos quais as planilhas de Excel são populares é a facilidade de uso e operação das funções. Afinal, as linhas e colunas já estão prontas, bastando apenas inserir os respectivos dados, certo?

Mas pense conosco: para personalizar as planilhas de Excel, é necessário criar fórmulas e filtros manuais, além de formatar cada célula ou campo, o que dificulta seu uso.

Por outro lado, os software médicos já vêm totalmente construídos, com módulos criados especialmente para a sua clínica.

Basta escolher quais se adequam às suas necessidades e utilizá-los. Neste formato, inserir as informações dos pacientes é um processo muito mais ágil!

2. Mais recursos disponíveis

Por mais que o usuário personalize a planilha de controle de pacientes Excel, seus recursos são finitos e básicos.

Além do controle dos dados de pacientes, o máximo possível será criar alguns gráficos que auxiliam na avaliação de custos, despesas e frequências de pacientes. De todo modo, é necessário um conhecimento mais aprofundado para a construção de planilhas realmente eficazes.

Já o software médico reúne uma infinidade de recursos profissionais:

• gerenciamento das informações dos pacientes ao fluxo de caixa;
• controle de pagamentos e cobrança de consultas;
• lembretes via e-mail e WhatsApp;
• acompanhamento do tempo de espera;

Entre outros. Essas funcionalidades, inclusive, são realizadas em poucos cliques, sem a necessidade de grandes conhecimentos técnicos.

3. Aumento da segurança

Diferente do que ocorre na planilha de controle de pacientes Excel, os softwares médicos garantem processos muito mais seguros.

Enquanto nas planilhas qualquer pessoa pode ter acesso, os softwares só podem ser acessados por usuários previamente autorizados.

Além disso, com os softwares em nuvem o consultório não corre o risco de um possível “apagão de dados”, já que os dados são atualizados e salvos de forma automática.

Conclusão

Substituir a planilha de controle de pacientes Excel por software é, sem sombra de dúvidas, a melhor alternativa. Ferramentas tecnológicas, como da Medical Office, são robustas, práticas, seguras e, acima de tudo, facilitam a rotina do consultório.

Sendo assim, as tarefas administrativas e clínicas tornam-se mais leves, acessíveis e certeiras.

Afinal de contas, segurança, confiança e qualidade são três dos pilares do acolhimento médico, seja eletivo ou de urgência e emergência.

Quer saber mais? Crie sua clínica e experimente por 15 dias gratuitamente.