Agenda para consultórios: como escolher a certa

Contar com uma agenda de consultas é muito importante para manter organização nos agendamentos. Quando a agenda é online, a gestão fica ainda melhor, pois o processo de marcar os pacientes e alterar horários torna-se automatizado e rápido.

Uma agenda médica online permite acesso a qualquer hora e de qualquer lugar, facilitando ainda mais a vida do médico, esse tipo de modelo faz toda a diferença.

Neste conteúdo, você vai conhecer mais os benefícios de um calendário online no seu consultório e como escolher o modelo ideal, entre várias opções no mercado. Boa leitura!

Faça uma lista com as necessidades da agenda

É muito importante avaliar antes de escolher a melhor agenda médica online para sua clínica porque as necessidades da empresa e as ferramentas poderão auxiliar nas tarefas diárias.

Por exemplo, se a necessidade do consultório for gerenciar a agenda com vários profissionais, então é essencial que o sistema possua uma funcionalidade de múltiplas agendas, sendo assim será possível administrar de um único lugar todos os horários e pacientes de cada profissional e especialidade.

Mas caso a dificuldade seja fazer alteração nos horários já agendados, então, basta investir em um sistema que permita alterações. Ou seja, caso exista um imprevisto os agendamentos podem ser para os próximos dias.

Quando é possível identificar as necessidades da clínica, as listas podem ser alteradas e as demandas do negócio e dos colaboradores que organizam os agendamentos também.

Gestão completa da rotina do consultório

Durante a pesquisa da melhor opção de agenda para consultórios, identifique como ela pode beneficiar a gestão da rotina do negócio. Assim, confira quais funcionalidades ela oferece que vão além de incluir o nome do paciente na agenda do dia.

Por exemplo, é importante que a agenda para consultórios ofereça possibilidades de lembrar os pacientes sobre os horários agendados, com o envio de mensagem e link para confirmação. Assim, o tempo que a secretária levaria ligando de paciente para paciente, ou escrevendo mensagem por mensagem é reduzido.

Além de otimizar o tempo do profissional responsável, essa funcionalidade também é uma maneira de melhorar o marketing e aproximar os pacientes de uma forma mais humanizada.

Outro ponto que se destaca é o fato da agenda médica online permitir o armazenamento de informações na nuvem. Ou seja, não é necessário que os arquivos sejam salvos em pastas no computador. Tudo fica armazenado em um espaço ilimitado, com acesso fácil e seguro.

Por isso, é essencial escolher uma agenda para consultórios que ofereça segurança dos dados, com criptografia e certificado digital, além, é claro, do controle de acessos dos usuários.

Assim, todos que utilizarem o sistema médico devem ter uma senha de acesso e login exclusivos, para garantir a auditoria e segurança das informações arquivadas. Portanto, na hora de escolher, certifique-se que ela possua tudo isso.

Controle eficiente da disponibilidade da agenda

Sabe aqueles buracos que ficam na agenda? Com períodos sem atendimento, e ao mesmo tempo outros mais cheios que os demais?

A má organização de uma agenda causa muitos incômodos, podendo sobrecarregar a rotina dos profissionais do consultório e também prejudicar os pacientes.

Porém, ao utilizar uma agenda para consultórios eficiente, esse tipo de problema deixa de acontecer, pois a pessoa responsável por essa organização acaba tendo uma visão geral dos horários disponíveis e pode contar com vários filtros que ajudarão a organizar melhor o dia.

Por exemplo, é possível selecionar um profissional em específico, o dia de atendimento e observar com mais detalhes quais horários ainda estão disponíveis na agenda dele.

Tendo esse controle eficiente da disponibilidade de horários, a gestão da agenda acaba ficando muito mais agilizada, ao mesmo tempo que o atendimento ao paciente não é comprometido. Portanto, na hora de escolher uma agenda para consultórios, verifique se ela possui essa facilidade, pois é um dos recursos essenciais.

Extra: como lotar a agenda

Como você viu até aqui, algumas questões devem ser observadas para manter a agenda médica sempre cheia, garantindo a vida saudável do financeiro da empresa. Mas, é importante entender que para esse fluxo de ações e a gestão da agenda ocorrer de forma correta e alcançando os resultados esperados, é preciso contar com auxílio da tecnologia.

Hoje, o uso de um software médico é essencial para isso. O MEDICAL OFFICE, por exemplo, é um sistema completo que possibilita uma organização eficiente da agenda do consultório, permitindo automatização de tarefas e otimização do trabalho da secretária.

Quer saber mais? Crie sua clínica e experimente por 15 dias gratuitamente.